JATEAMENTO

Eng. Prof. Mphys. Murakami – Uma história de quatro décadas de atuação no setor de tratamento de superfície por Jateamento, Rebarbação, Esmerilhamento, Lixamento, Hidrojateamento e Pintura…

O QUE É JATEAMENTO?

O jateamento ou jateamento abrasivo é um processo que visa remover sujidade e impureza superficial do metal. Há aplicações que visa gerar rugosidade superficial controlada para utilizações específicas como revestimentos especiais ou até, arraste de produtos sobres estas superficies. Utiliza-se produtos abrasivos como granalhas em geral e pode ser através do ar comprimido ou turbina a saber:

  1. Ar comprimido via sucção: O abrasivo é arrastado através do vácuo gerado na pistola. Os mais conhecidos são: os gabinetes de jateamento manuais
  2. Ar comprimido por pressão: O abrasivo é pressurizado em um vaso ou reservatório de pressão onde o abrasivo é expelido via mangueira e pelo bico de jateamento a alta velocidade. Como exemplo os Gabinetes Pressurizados, Vasos de Pressão, as conhecidas Máquina de Jato de Pressão e às Cabines de Jateamento. Sua produtividade comparado com o processo por Sucção é de 1:3 ou seja; o processo por Pressão ou Pressurizado produz três mais que o processo por Sucção.
  3. Turbina: É o processo de menor custo operacional, maior eficiência e também, de maior produtividade. O abrasivo é expelido pela força centrífuga de uma roda girante contendo diversas palhetas que arremessam o abrasivo ou a granalha pela força centrifuga. Sua produtividade em relação ao processo por pressão é entre 1:8 ~ 1:10, ou seja; o processo por turbina produz entre 8 a 10 vezes mais que o processo por pressão ou pressurizado.

Com relação a utilização do processo de Jateamento, cada caso possui aplicação específica e deve ser orientado por profissional conhecedor do assunto.

NOSSA ESPECIALIDADE HÁ 40 ANOS…

Atuamos em todos os setores, seja Naval, Petrolífero, Automotivo, Eólica, Estrutural, Construção Pesada, Maquinaria, Fundições, Forjarias e nas Indústrias em Geral.

Nosso limite é a necessidade do cliente.

Linha completa de Gabinete / Máquina de jateamento Manual por Processo de Sucção e por Pressão nas dimensões à partir da Largura de 750 mm até 3.000 mm. Podendo possuir Mesa Giratória Manual ou Motorizada, Portas Automáticas, Carro com Trilhos, Automação da Pistola de Jateamento e Capacidade para até 3.000 kg e outros opcionais etc..

Sistema completo de jateamento por Pressão para operações com qualquer tipo de abrasivos, seja de baixa ou alta densidade como Microesferas de Vidro, Óxidos, Plásticos, Vegetais e Granalhas de Aço Carbono ou de Aço Inoxidável. Opera em sistema continuo com clonagem visando máxima recuperação do abrasivo e economia significativa.
Arranjos específicos para peças longas e de geometrias complexas.
Máquina Automática Continua para Jateamento / Fosqueamento de Vidros em chapas inteiras ou em partes. .
Máquina por turbina com esteira tamboreadora podendo ser de borracha ou de aço. Capacidade de carga entre 150 kg a 5.000 kg.
Sistema com esteira de borracha jateando sapatas de freio.
Máquina com esteira tamboreadora e carregador automático. Entre a máquina e o carregador poder ser instalado esteira transportadora para descarregar as peças jateadas para um dos lados e continuamente passo a passo conforme o ciclo do processo.
Máquina de Jateamento por Turbinas Tipo Gancheira Rotativa ou Continua para de peças de diversas geometrias e tamanhos. Opera em sistema continuo passante ou por lote.
Máquina por Turbinas, opera em sistema Semi-Continua para Jateamento de Chapas Planas, Estruturas, Perfis e Tubos. Possuem capacidade a partir de 150 a 8.000 toneladas / mês. Poderão possuir maior capacidade produtiva conforme necessidade, principalmente para os setores navais e da construção pesada. .
Jateamento, Pintura e Secagem de Blocos Navais com até 600 toneladas em Cabinas Climatizadas (Blasting and Painting Room).
Processo e aplicações infinitas com referências nacional e mundial.
Volante de motor e panelas – jateamento continuo
Máquina Continua por tambor rotativo p/ grande produção; viabilidade economica acima de três (3) ton. / hora até 15 ton. / hora para ferrosos e acima de 1 ton./hora para alumínio. Dependendo das geometrias das peças e do peso unitário, o sistema poderá ser com esteira de borracha, esteira de aço do tipo taliscas ou do tipo oscilante.
Jateamento de Peças fundidas em Alumínio, Aço e Ferro Fundido em qualquer volume, geometria e quantidade, jateadas em máquina em processo continuo.
Máquina para Jateamento de Vagões Ferroviários a uma produção de 2 unidades / hora.
Jateamento de vagões ferroviários a uma produção de 2 unidades / hora em sistema continuo por turbinas.
Jateamento de Carroceria e Chassis de caminhões em sistema continuo por turbinas.
Jateamento de Risers Tubes para o setor petrolífero com objetivos de reparos / inspeção ou novos componentes.
Drill Pipe (Hastes de brocas de perfuração de poços de petróleo). Utiliza-se jateamento para limpeza e inspeção.
Nos acreditamos no Brasil..